É perigoso colocar o imóvel como garantia no empréstimo?

Não! Na verdade, o empréstimo com garantia de imóvel é uma das opções de crédito mais seguras que existem. Clique aqui para saber por que
É perigoso colocar o imóvel como garantia no empréstimo?
É perigoso colocar o imóvel como garantia no empréstimo? Não. Foto: Freepik.

Até poucos anos atrás, colocar um imóvel como garantia em um empréstimo não era algo que passava pela cabeça de muita gente – pelo menos, não no Brasil. Esse tipo de transação financeira era imediatamente associado à hipoteca, que até guarda algumas semelhanças com a modalidade, mas nunca “pegou” por aqui.

No entanto, o empréstimo com garantia de imóvel via alienação fiduciária está conquistando um número crescente de brasileiros.

Como mostramos recentemente no Blog da OXY, só no primeiro semestre de 2024 o crédito com garantia de imóvel chegou a movimentar R$ 4,6 bilhões – valor quase três vezes maior do que o registrado em 2020. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), que projeta uma expansão ainda maior nos próximos anos.

Especialistas dizem que esse crescimento poderia ser maior, não fosse por um fator: a desconfiança do público.

Muitas pessoas ainda relutam em colocar um bem imóvel como garantia ao solicitar um empréstimo. O medo de perder o patrimônio por inadimplência fala mais alto e impede que elas se beneficiem deuma das opções mais vantajosas de concessão de crédito.

Mas, afinal, é perigoso colocar o imóvel como garantia em um empréstimo? No post de hoje, vamos te ajudar a entender como funciona essa modalidade – e se há mesmo algum risco de perder o imóvel em caso de inadimplência.

Empréstimo com garantia de imóvel é muito seguro

O empréstimo com garantia de imóvel é uma das opções de crédito mais seguras que existem.

E o motivo é bem simples: não é do interesse das instituições financeiras ficar com o seu patrimônio. O bem imóvel serve apenas como salvaguarda de que o débito será realmente quitado.

Ao contrário da hipoteca, em que o bem permanece no nome do proprietário, na alienação fiduciária o credor assume a titularidade temporária do bem enquanto corre o período de empréstimo. Essa transferência dá à instituição financeira uma segurança muito maior de que você honrará seus compromissos.

Outra prova dessa relação de confiança é que, mesmo repassando a titularidade da sua casa temporariamente, você pode continuar morando nela ou alugando. Então, os riscos são baixíssimos de você “perder o imóvel”.

É por isso que o crédito com garantia de imóvel vem crescendo tanto.

Então, quando alguém perguntar se existe perigo ao oferecer um imóvel como garantia para um empréstimo, lembre-se de que a resposta é “NÃO”.

Confiança recompensada

A relação de confiança estabelecida entre as partes (banco/credor e tomador do empréstimo/mutuário) proporciona algumas vantagens que outras modalidades de crédito não dão.

As instituições financeiras reconhecem que, ao dispor de seu imóvel para obter um empréstimo, você está dando como garantia um bem pessoal valioso. Em troca, apresentam as melhores condições de pagamento possíveis.

No caso da Oxy, você conta com prazos estendidos para quitar o empréstimo, limites mais altos e os juros mais baixos do mercado.

Então, se você tem um imóvel e precisa pagar dívidas, investir em um negócio, fazer uma reforma ou realizar um sonho (como viagem para o exterior, festa de casamento, entre outras opções), saiba que o crédito com garantia de imóvel é, sim, uma solução segura para organizar sua vida e realizar seus sonhos.

Precisa de dinheiro para realizar seu sonho? Entre em contato agora mesmo com um dos consultores da Oxy

Você também pode gostar

plugins premium WordPress