Endividamento e inadimplência são desafios crônicos do Brasil. De acordo com o indicador da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), praticamente quatro em cada dez brasileiros adultos (40,83%) está com o nome sujo. São praticamente 67 milhões de pessoas.
Em um cenário de grande endividamento, pode parecer arriscado ou caro demais pedir um empréstimo. Mas há muitas situações em que o empréstimo é uma alternativa vantajosa. É o caso quando a pessoa precisa financiar um negócio ou até mesmo trocar uma dívida alta por uma menor.
No texto de hoje, o Blog da Oxy te ajuda a entender o que considerar na hora de pedir dinheiro emprestado a uma instituição financeira. No final, ainda apontamos qual é a modalidade mais segura de empréstimo para quem quer mitigar o risco de cair na inadimplência.

6 cuidados ao fazer um empréstimo
Obter crédito pode ser uma maneira de ganhar fôlego financeiro para fazer pagamentos, parcelar compras e realizar sonhos. Contudo, para que a dívida seja honrada e jamais vire uma bola de neve, é preciso planejamento.
Existem diversas linhas de crédito no mercado, que podem ser usadas para diferentes situações. Você precisa entender qual é a mais vantajosa para atingir seus objetivos.
A seguir, falaremos sobre esses e outros aspectos que devem ser considerados para fazer um empréstimo sem ficar inadimplente.
1) Entenda qual é sua capacidade de pagamento
Antes de qualquer coisa, avalie sua situação financeira. Você tem renda suficiente para cobrir as parcelas, além de outras despesas regulares inerentes à dívida?
Nos sites das instituições financeiras geralmente é possível fazer uma simulação do empréstimo. Faça-o! Dessa maneira, você terá uma noção mais realista de suas próprias condições ao tomar um empréstimo.
2) Planeje bem
Elabore um plano detalhado para garantir o pagamento das parcelas em dia. Considere sua renda mensal, despesas fixas e variáveis, e reserve parte do orçamento para quitar a dívida. É importante se manter dentro do seu limite de crédito.
Em suma: não peça emprestado mais do que pode pagar. O ideal, aliás, é ter uma reserva para cobrir despesas inesperadas, como uma demissão ou problemas de saúde.
3) Avalie os riscos
Não assine um contrato de empréstimo sem antes pesquisar e comparar as opções oferecidas por diferentes instituições financeiras.
Analise todos os termos da transação — forma de pagamento, prazos, taxas de juros e impactos de uma eventual inadimplência. Essas condições costumam variar, especialmente de uma modalidade de empréstimo para outra. O crédito com garantia de imóvel, por exemplo, é uma opção bastante segura e competitiva. Saiba mais na seção “Para e faz a conta”, área do Blog da Oxy dedicada a explicar a modalidade.
4) Acompanhe suas finanças de perto
Criar uma cultura de organização financeira ajudará você a se manter atualizado sobre suas obrigações — incluindo o pagamento do empréstimo. Essa, sem dúvida, é a melhor forma de evitar a inadimplência.
Se enfrentar dificuldades para honrar o empréstimo, não tenha constrangimento de entrar em contato com o credor o mais rápido possível. Muitas vezes, é possível renegociar os termos do pagamento para torná-lo mais acessível.
5) Recorra a uma instituição financeira confiável
Não caia no erro de confiar seu dinheiro a qualquer um. Evite negociar com bancos sem histórico nesse mercado ou que ofereçam condições de pagamento tentadoras demais. Economizar é ótimo, mas existem situações em que “o barato” pode sair caro.
6) Escolha a melhor modalidade de crédito
Existem diferentes tipos de crédito: empréstimos pessoais, garantidos, consignados, cheque especial, cartão de crédito e… o já mencionado crédito com garantia de imóvel. Se você é proprietário de um imóvel, essa é, sem dúvida, uma excelente alternativa.
No crédito com garantia de imóvel (que por vezes é chamado de home equity e alienação fiduciária), a transação se estabelece por meio da confiança. Você está oferecendo um patrimônio valioso, e as instituições financeiras recompensam esse comprometimento oferecendo condições muito superiores do que outras formas de crédito. A começar pelos juros, com uma taxa média pouco acima de 1% ao mês.
Outras vantagens dessa modalidade incluem o prazo de pagamento, mais longo e flexível, e a possibilidade de acessar quantias mais elevadas.
Os recursos provenientes de um empréstimo com garantia de imóvel podem ser utilizados para diversas finalidades, como fazer uma viagem para o exterior, uma reforma, uma festa de casamento ou abrir um novo negócio. E, claro, com condições tão favoráveis, muitas pessoas optam pelo crédito com garantia de imóvel para quitar dívidas mais caras.
Fale com a Oxy e faça seu empréstimo com segurança!
Se você precisa de um empréstimo, conte com a Oxy! Com mais de uma década de atuação no mercado de crédito, nossa instituição pode ajudar você a realizar seus sonhos sem o risco de cair na inadimplência.
Não deixe seu sonho para depois, entre em contato agora com nossos consultores!