OXY Companhia Hipotecária aposta na transformação

OXY é destaque no Jornal do Comércio, um dos mais importantes veículos de comunicação de negócios do Sul do Brasil com entrevista do CEO, Luis Felipe Carchedi.
CEO da OXY, Luis Felipe Carchedi.

Confira o conteúdo, publicado nas edições impressa e digital do veículo no dia 13 de janeiro de 2024 e assinado pela jornalista Cristine Pires, na íntegra:

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de crédito imobiliário, Luis Felipe Carchedi lidera a OXY Companhia Hipotecária há quase 15 anos. Sob sua gestão, a empresa passou por uma transformação estratégica com a recente mudança de marca, que reflete a busca por inovação e crescimento em um setor em constante evolução.


Empresas & Negócios – Por que a Companhia Hipotecária Piratini decidiu mudar sua marca para OXY e como essa nova identidade reflete a visão estratégica da empresa?
Luis Felipe Carchedi – A mudança de marca reflete o movimento natural de evolução da companhia. Sempre fomos reconhecidos por players do segmento, mas, depois de uma bateria de pesquisas de mercado, a identidade anterior demonstrou pouca aderência junto ao público final. Para acompanhar o movimento de crescimento do crédito imobiliário e da nossa participação nesse mercado, apostamos em um nome mais simples, mais universal e mais moderno, mantendo a essência do nosso negócio e entregando, por meio do nome e da nova marca, o nosso compromisso com o fôlego financeiro das pessoas e dos negócios.


E&N – Como a entrada dos novos sócios – Creditas, CashMe e HS Investimentos – impactará as operações?
Carchedi – A chegada dos novos sócios vem agregando atributos importantes à OXY, principalmente do ponto de vista de inovação e tecnologia, compartilhando o know-how em processos e ferramentas estratégicas para o nosso negócio. Estamos falando de grandes corporações com ampla atuação na transformação do mercado imobiliário brasileiro que somam forças para potencializar os resultados da companhia e de todo o segmento.


E&N – O que motivou o aporte de R$ 16 milhões e o aumento do capital social para R$ 20 milhões? Quais são os planos para alocar esses recursos?
Carchedi – Acreditamos que a chegada dos novos sócios representa um sinal de valorização e confiança do mercado na proposta de valor da OXY. Mais do que as cifras envolvidas, estamos falando de segurança para gerar novas operações de crédito com a mesma qualidade e com os mesmos princípios que nos trouxeram até aqui.

E&N – O mercado de crédito imobiliário no Brasil vem apresentando crescimento significativo nos últimos anos. Como a OXY se posiciona diante das perspectivas do setor?
Carchedi – Nossa experiência no crédito imobiliário vem de mais de 30 anos e temos acompanhado os principais movimentos de mercado desde então. O crescimento que testemunhamos e com o qual contribuímos nos últimos anos é um dos mais expressivos do segmento e as projeções são muito otimistas a longo prazo. Essa foi uma das motivações para esse reposicionamento de marca, queremos crescer acima das taxas de crescimento do crédito imobiliário e estar preparados para esse protagonismo com as soluções que já oferecemos e com outras que atendam às demandas do mercado.


E&N -Qual é a expectativa de impacto doa novos produtos?
Carchedi – Recentemente apresentamos para o mercado o OXY Constrói, nosso produto de financiamento à construção para empreendimentos de pequeno e médio porte. Esse nicho – de incorporadoras menores – encontra dificuldade na obtenção de crédito em grandes bancos e estava carente de uma solução rápida e prática para injetar verba nos canteiros e viabilizar a conclusão das obras. Percebendo essa lacuna, criamos esse produto com taxas compatíveis com os empreendimentos e celeridade na análise e contratação dos créditos. Também estamos lançando uma linha de financiamento imobiliário voltado à aquisição, considerando as flutuações do mercado com as recentes mudanças nas políticas de concessão de crédito por grandes bancos. O principal objetivo de aumento do portfólio é a capilaridade da nossa atuação e a diversificação de produtos oferecidos para o mercado. A expectativa é aumentar significativamente a originação e o resultado dos produtos focados no consumidor final.

E&N – Quais inovações estão sendo implementadas para melhorar a experiência dos clientes e otimizar as operações?
Carchedi – Cada vez mais as transações de crédito acontecem em ambiente digital e precisamos oferecer segurança e acessibilidade nas nossas operações. Por isso, temos um time interno de TI e parceiros estratégicos externos que desenvolvem e aprimoram os nossos sistemas, focando em agilidade de ponta a ponta na esteira de créditos. Estamos preparando novas áreas do cliente com mais controle do contrato de crédito e automação para agilizar o atendimento de demandas rápidas para os clientes, sem abrir mão da personalização que caracteriza as nossas interações.

E&N – Como o know-how da OXY no segmento de crédito imobiliário contribui para consolidar a empresa como um player relevante no Brasil?
Carchedi – Felizmente criamos uma reputação sólida junto a outras empresas que operam no mercado de crédito imobiliário no Brasil. São décadas construindo uma imagem respeitada, que é sinônimo de solidez e confiabilidade. Além das nossas soluções de crédito para o consumidor final, também atuamos prestando serviços, para viabilizar centenas de operações de crédito imobiliário diariamente em todo o Brasil. Nossa mudança de marca levou esse fator em consideração e conseguimos evidenciar a nossa preparação para o novo momento do mercado sem perder a essência que nos trouxe até aqui e que sempre foi a nossa marca registrada.

E&N – Quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas do setor de crédito imobiliário no Brasil?
Carchedi – Como instituição financeira, estamos sujeitos aos mesmos movimentos e oscilações do ambiente macroeconômico. O desafio no momento se concentra no funding e nas taxas de juros, que tendem a ser obstáculos de curto prazo para o mercado de crédito. Em se tratando do Crédito com Garantia de Imóvel, um dos principais desafios é o desconhecimento do produto, embora esse cenário melhore a cada ano. Ainda, existe um estigma de que tomar crédito é ruim e que, pior ainda, é vincular o imóvel a um empréstimo. Precisamos desmistificar essa falsa percepção e evidenciar os benefícios do crédito com garantia – como taxa de juros competitivas e prazos longos de pagamento – para uma vida financeira mais equilibrada e longe dos juros abusivos.

E&N – Com o aumento da competição no setor, quais são os principais diferenciais para atrair e fidelizar clientes?
Carchedi – Ao contrário dos grandes bancos, o core do nosso negócio é o crédito imobiliário, o que nos confere o status de especialistas, com amplo conhecimento e atuação nesse mercado. Unimos essa experiência a um atendimento humanizado, algo cada vez mais raro entre as instituições financeiras, que apostam na automação em larga escala e, muitas vezes, acabam perdendo a relação mais próxima com os clientes. Com isso, conseguimos oferecer soluções de crédito personalizada.

E&N – Na sua visão, qual será o papel do crédito imobiliário no crescimento econômico do Brasil nos próximos 10 a 20 anos?
Carchedi – Estamos vivendo um processo de transição no segmento, com questões como funding, mercado de capitais e interesse de novos investidores no centro desse movimento. O crédito imobiliário está sendo reconhecido como um produto importante para a sociedade, não apenas pelo financiamento à aquisição de imóveis, mas também como uma ferramenta de crédito sustentável e responsável a longo prazo. Percebemos a OXY acompanhando e, muitas vezes, antecipando movimentos do mercado – inclusive na mudança da marca -, atuando de forma especializada e ágil.

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