Água, luz, condomínio, internet, escola dos filhos… As despesas podem variar, mas as contas chegam pra todo mundo. E se você tem dificuldades para começar o mês com saldo positivo, saiba que não está sozinho.
Manter as finanças em dia é um desafio para grande parte da população. Atualmente, conforme aponta um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada dez brasileiros estão negativados.
Embora as oscilações da economia e a desigualdade social tenham um enorme peso sobre essa estatística, também é verdade que a falta de conhecimentos básicos sobre gestão financeira acaba levando à inadimplência.
Nesse post, trazemos algumas dicas que podem ajudar você a começar o mês com as contas em dia – e, quem sabe, com algum dinheirinho sobrando. Confira!
Organize-se
Se você tem dificuldade em administrar o seu dinheiro, o primeiro passo é organização. Pode ser do jeito que achar melhor: pelo celular, por meio de planilhas de Excel ou até mesmo no método mais tradicional de todos: anotando todos os seus gastos. Mas saiba que hoje em dia existe uma infinidade de aplicativos que podem facilitar – e muito – o controle de despesas.
Registrando tudo, você consegue redefinir prioridades, já que sabe exatamente onde seu dinheiro foi parar. Além disso, fica mais perto de avançar para o próximo estágio, que é economizar para investir nos seus sonhos.
Selecionamos algumas dicas básicas para ajudar nas suas finanças pessoais:
Defina um orçamento: em primeiro lugar, elabore uma lista com todos os seus custos fixos. Depois, calcule quanto você gasta com eles por mês. Esse é seu custo de vida.
Reduza supérfluos: identificar gastos desnecessários, com a redução ou mesmo o corte total dessas despesas, ajuda a liberar mais fundos para poupança e investimento.
Estabeleça metas: é importante ter metas realistas de curto, médio e longo prazo, como reservar uma quantia para emergências, pagar dívidas, investir em educação ou comprar um imóvel, por exemplo.
Não acumule dívidas: na medida do possível, dê prioridade ao pagamento de cartões de crédito ou empréstimos com juros elevados, para evitar que a dívida vire uma bola de neve.
Automatize pagamentos: ao configurar pagamentos automáticos, você já sabe que não poderá destinar esse dinheiro para outra finalidade.
Crie um fundo de emergência: sempre é bom manter uma reserva para lidar com despesas inesperadas, como desemprego, problemas de saúde ou obras.
Eduque-se financeiramente: tente reservar algum tempo para aprender pelo menos o básico sobre investimentos, planejamento financeiro e estratégias que ajudem a tomar decisões mais seguras em relação ao seu dinheiro.
O método 50-30-20
Uma boa dica para manter o controle sobre as contas e garantir uma reserva financeira é o método 50-30-20.
Criado por Elizabeth Warren, ex-professora de Direito em Harvard e hoje senadora pelos Estados Unidos, o sistema funciona de uma forma bem simples: você precisa pegar sua renda líquida mensal, dividir em três grandes blocos e se programar a partir disso.
50% – O percentual maior é destinado às despesas fixas, como aluguel, energia elétrica, mensalidades escolares, entre outras. Para saber quais gastos entram nesse grupo, basta verificar se eles são ou não dispensáveis. Se não tiver como eliminá-los, eles fazem parte dos 50%.
30% – Nesta segunda parcela entram as despesas variáveis ou supérfluas, como viagens, jantares, compras, a assinatura de um serviço de streaming etc. Ainda que não sejam indispensáveis para a sobrevivência, não significa que elas sejam inúteis – afinal, o que é a vida sem lazer, arte e diversão, não é mesmo? A questão é saber balancear esses gastos. E uma forma de fazer isso é tentar mantê-los na cota dos 30%.
20% – Por fim, é importante guardar recursos para atingir seus objetivos financeiros. Essa porcentagem menor, mas significativa, representa a reserva para o futuro. É o dinheiro que você “esquece que existe” por um tempo, de preferência aplicando em investimentos.
Claro que dá para flexibilizar os percentuais, mas a ideia é respeitá-los ao máximo, até para não perder o controle. Só com essa organização dá pra chegar ao mês seguinte com o saldo positivo.
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