Qual é o empréstimo financeiro que oferece os juros mais baixos? 

Entenda como a alienação fiduciária funciona – e por que ela oferece empréstimo com um dos juros mais baixos do mercado

Quem busca um empréstimo financeiro, quer a opção que ofereça a menor taxa de juros.

Seja para pagar dívidas, atender uma emergência hospitalar, abrir um negócio, reformar a casa, fazer uma viagem dos sonhos – não importa a razão, um empréstimo só será seguro se as parcelas couberem no seu bolso e se a taxa de juros for atrativa.

Portanto, aqui vai uma dica preciosa: em vez de contratar um empréstimo consignado ou um empréstimo pessoal para pessoas físicas, considere o empréstimo com garantia de imóvel (home equity).

Entenda como essa opção funciona e por que ela oferece um dos juros mais baixos do mercado. Segue o post!

Comparando taxas de juros de empréstimos

Antes de avançarmos nas explicações, confira a taxa média de juros das principais opções de empréstimo no Brasil.

  • Juros do empréstimo pessoal: de acordo com um levantamento do UOL, custam entre 2,75% e 7% ao mês nos principais bancos. Isso equivale a juros anuais de até 84%, muitíssimo acima da inflação dos últimos 12 meses, de 4,68% (novembro de 2023).
  • Juros do empréstimo consignado: são mais atrativos do que o empréstimo pessoal porque são descontados direto na folha de pagamento. Para funcionários públicos, ficam entre 1,4% e 1,92%. Para CLT, de 1,97% a 2,94%. No ano, as taxas variam de 17% a 35%.
  • Juros do empréstimo com imóvel de garantia (home equity): é a opção mais segura, competitiva e vantajosa. A taxa de juros gira em torno de 1% ao mês. Isso significa 12% de juros ao ano, próximo da Selic, a taxa básica de juros, de 11,75% (dezembro de 2023).

A segurança do empréstimo com garantia

Tanto o empréstimo pessoal quanto o consignado são opções de empréstimo sem garantia. O banco só tem o seu CPF e o histórico financeiro para decidir se concede o crédito ou não, quanto de dinheiro é emprestado etc.

No home equity é diferente. Além do histórico financeiro, o interessado oferece um bem como garantia do empréstimo. Nesse caso, estamos falando um imóvel (residencial ou comercial).

O empréstimo com imóvel de garantia é algo relativamente desconhecido no Brasil. Mas ele vem crescendo. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o valor concedido pelo home equity atingiu R$ 2,06 bilhões nos primeiros quatro meses de 2023. Isso representa um aumento de 17,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Por que o home equity está crescendo?

Por causa das condições de pagamento mais atraentes. Uma delas é a taxa de juros, bem abaixo da média.

A razão para isso é bem simples. Ao colocar uma propriedade como garantia no negócio, o tomador do empréstimo reduz o risco para o credor. Afinal, em caso de inadimplência, o agente financeiro poderia tomar o imóvel para si.

Mas isso raramente acontece. Segundo um estudo da LCA Consultoria, a taxa de inadimplência em contratos fechados via alienação fiduciária (principal modalidade do home equity) é de apenas 1,7%. Desse total, só 5% demandam execução extrajudicial para retomada do bem.

Por isso, não tenha medo: as instituições financeiras não têm interesse em ficar com seu imóvel. Elas só precisam da garantia de que o pagamento será honrado.

E se você enfrentar um revés que o atrapalhe para quitar a dívida, o banco sempre dará preferência à renegociação

Tanto é que o empréstimo ocorre por meio do já mencionado processo de alienação fiduciária – que é a transferência temporária do bem para o credor. Dessa forma, mesmo tendo utilizado seu imóvel como garantia, você permanece fazendo uso dele durante e depois da dívida.

Empréstimo com menor taxa de juros

Como vimos, o risco de inadimplência é um fator determinante para definir a taxa de juros de uma modalidade de crédito.

No caso de empréstimos pessoais, por exemplo, o risco de endividamento é muito maior, o que faz com que as instituições financeiras imponham condições nem sempre favoráveis para quem precisa de dinheiro emprestado.

Já no home equity, o credor se fia no fato de que você tem um imóvel e, colocando-o como garantia, está estabelecendo uma relação de confiança com quem vai disponibilizar o crédito.

Por isso, os juros do home equity são muito atrativos.

Como já mencionamos, a taxa de juros de um empréstimo com garantia de imóvel gira em torno de 1% ao mês, mais barato que outras modalidades de empréstimo, como o pessoal e o consignado.

Mais vantagens do home equity

Além dos juros baixos, o empréstimo com garantia de imóvel oferece outros benefícios. Para começar, o crédito é concedido de uma só vez, assim que a documentação for aprovada.

Devido à segurança proporcionada, quem toma o crédito podem ter acesso a quantias mais significativas de dinheiro em comparação com empréstimos não garantidos – até 50% do valor de mercado do imóvel.

Também é possível negociar prazos de pagamento mais longos, resultando em parcelas mensais mais acessíveis.

Como contratar um empréstimo com juro baixo

Se você tem um imóvel e precisa de crédito, não pense duas vezes: o home equity é a melhor opção! No site da Oxy, é possível solicitar simulações de empréstimo a partir de R$ 50 mil, com até 15 anos para pagar – e aquela taxa de juros pequenininha, que você só encontra na Oxy.

Quer saber mais sobre home equity? Entre em contato com um de nossos consultores!

Você também pode gostar