Reforma verde: saiba como tornar sua casa mais sustentável

Saiba como iniciar (e financiar) obras verdadeiramente sustentáveis na sua casa ou empreendimento

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem observado uma crescente demanda por soluções mais ecológicas, não só para futuras construções, mas também para adaptar as que já existem. Na esteira dessa mudança, o conceito de reforma verde vem ganhando espaço.

Mas o que seria uma reforma verde?

Essencialmente, é um conjunto de intervenções com o objetivo de tornar um imóvel sustentável, ambiental e economicamente. Podem ir de uma simples troca de lâmpadas até a instalação de placas de energia solar.

Neste post, o blog da OXY traz algumas dicas para você iniciar uma reforma verde na sua casa — e ainda aponta o caminho para financiar obras verdadeiramente sustentáveis.

Reforma verde: saiba como tornar sua casa mais sustentável
Reforma verde: saiba como tornar sua casa mais sustentável. Crédito: Freepik.

Por que incentivar a reforma verde

O conceito de reforma verde surgiu como um desdobramento da arquitetura sustentável e do movimento por construções verdes (green buildings). A ideia ganhou força a partir da década de 1970, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, em resposta à urbanização acelerada.

Com a intensificação das mudanças climáticas, cresceu a pressão para que edificações antigas também fossem adaptadas. Surgiu, então, o termo “green retrofit”, ou reforma verde.

Hoje em dia, as reformas verdes são estimuladas por políticas públicas, certificações ambientais e financiamentos específicos. Elas representam uma alternativa sustentável para melhorar o conforto dos moradores e valorizar os imóveis no mercado.

Do simples ao complexo: confira algumas dicas para fazer uma reforma verde

1)   Reveja o material que você usa

Escolher materiais ecológicos é uma melhoria de baixo custo, facilmente aplicável em reformas de pequeno porte. Tintas à base de água, por exemplo, não possuem substâncias tóxicas, melhoram a qualidade do ar e reduzem a emissão de compostos orgânicos voláteis. Pisos e azulejos feitos de materiais reciclados ou reaproveitados são ótimas opções, assim como móveis de madeira certificada.

2)   Economize energia

Impulsionar a eficiência energética é uma medida de impacto considerável. Um modo simples de fazer isso é substituir a iluminação incandescente por LED. Dependendo do número de lâmpadas da sua casa, a mudança pode reduzir em até 80% o consumo de energia.

Um termostato inteligente também ajuda a economizar, pois o equipamento regula a temperatura de acordo com a presença de pessoas no ambiente. Já o isolamento térmico ajuda a manter a casa mais fresca no verão e mais quente no inverno, diminuindo gastos com ar-condicionado e calefação.

3)   Adote ventilação natural

Em alguns casos, a simples instalação de sistemas de ventilação natural, como janelas estrategicamente posicionadas e aberturas no telhado, ajuda a melhorar a eficiência energética. Também reduz a necessidade de aparelhos de ar-condicionado.

4)   Instale jardins verticais e telhados verdes

Além de embelezar o ambiente, essas soluções melhoram a qualidade do ar e reduzem o efeito de ilhas de calor nas grandes cidades. As estruturas vegetais podem ser instaladas em paredes externas ou no telhado, amenizando a temperatura interna do imóvel e oferecendo um ambiente mais saudável.

5)   Invista em energia solar

Se você tem condições de fazer um investimento um pouco maior, mas com grande retorno a longo prazo, a instalação de painéis solares é uma excelente alternativa. A energia do sol é uma fonte limpa e renovável, e sua implementação pode reduzir substancialmente a dependência da rede elétrica.

6)   Não desperdice água

Outra mudança benéfica para o meio ambiente é a instalação desistemas de reaproveitamento de água. A água da chuva pode ser coletada e filtrada para usar em atividades que não exijam potabilidade, como irrigação de jardins e limpeza de áreas externas.

Além disso, é possível tratar a águaproveniente de chuveiros, pias e lavatórios, reutilizando-a em descargas de vasos sanitários, por exemplo. Essa medida ajuda a reduzir o consumo de água potável, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos.

Como financiar minha reforma verde?

Como deu pra perceber, existem diversas alternativas para fazer uma reforma verde. Algumas delas são simples e baratas, enquanto outras podem exigir um investimento considerável.

Mas acredite: vale a pena. Além de gerar economia a longo prazo, reformas que implementam soluções ecológicas se tornam um diferencial de mercado, seja na compra ou na locação.

Se o custo inicial for um impeditivo, uma boa opção é recorrer ao crédito com garantia de imóvel da OXY. Essa modalidade de empréstimo é ideal para quem deseja investir em uma reforma de grande porte, mas não tem o valor disponível imediatamente.

É um jeito inteligente de alinhar suas finanças pessoais com um futuro mais verde — para você e para o planeta.

Quer saber como promover uma verdadeira reforma verde na sua propriedade? Entre em contato com a OXY e entenda como utilizar o crédito com garantia de imóvel!

Você também pode gostar

plugins premium WordPress