Cultura humanizada da OXY é destaque no evento Business Talks

Head de Pessoas da OXY, Michelle Pitrez, foi uma das painelistas do evento Business Talks, em Porto Alegre

“Na OXY, não falamos em missão, visão e valores, mas sim em DNA. E esse DNA engloba tudo aquilo que faz sentido para quem está dentro da empresa e para o público que queremos atingir.”

A declaração acima é da psicóloga Michelle Pitrez, head de Pessoas da OXY, durante o evento Business Talks – realizado na quinta-feira (30/10) no Instituto Ling, em Porto Alegre.

Promovido pelo escritório Fernandes Machado Business Law, o painel discutiu a importância da formação de lideranças para construir uma boa cultura organizacional. Também participaram do debate André Bersano, diretor regional do Great Place to Work (GPTW), e Sabrina Jenisch, executiva de RH da marca de calçados Piccadilly.

Michelle Pitrez (à dir.), head de Pessoas da OXY, e Sabrina Jenisch, executiva de RH da Piccadilly. Crédito das fotos: Lucas Cavalheiro.

A história da OXY e o setor de Pessoas

Michelle abriu o painel contando a história da OXY – uma empresa familiar que, há mais de uma década, atua no mercado de crédito imobiliário.

Nos últimos quatro anos, a companhia viveu uma fase de transformação e crescimento expressivo. Hoje, com 49 colaboradores e novos sócios-investidores, está a um passo de cruzar a “fronteira” que a separa de uma pequena para uma média empresa.

Mas o objetivo da OXY nunca foi o crescimento acelerado. Cada avanço é pensado para preservar um dos principais pilares da empresa: o cuidado com o ser humano.

“Nosso produto é o crédito imobiliário. Então, o que a gente está fazendo? Vendendo sonhos. E são sonhos para quem? Para as pessoas. Trabalhamos com crédito, e a visão que se tem do mercado financeiro é de que todo mundo só pensa em dinheiro, só quer lucros e resultados. Mas na OXY a coisa é um pouco diferente”, disse Michelle.

Michelle Pitrez: “Temos profissionais de 20 a 60 anos, todos engajados e valorizados”.

O setor de Pessoas da OXY foi criado em 2021, quando a companhia tinha menos de 20 funcionários. “Acho que eram 15 ou 16 colaboradores. Não havia nem mesmo área de RH. Era uma empresa bem pequena”, explicou.

Nessa época, ela foi surpreendida pelo CEO Luis Felipe Carchedi com um convite para coordenar o novo departamento. Mas o gestor deixou claro: a ideia era crescer de forma gradual, sem “inchar” a companhia.

“Ele me disse: ‘precisamos atuar com estratégia, e que tragas isso da tua experiência, da tua vivência de mercado. O principal é que as pessoas que trabalham aqui sejam alegres e felizes’. Foram exatamente essas palavras que ele usou”, relembrou a executiva. A partir daí, começou a jornada de construção da área de Pessoas e do DNA da OXY.

Construção do DNA

Em 2022, a OXY contratou uma especialista em dinâmica de grupos para ajudar a construir, do zero, o propósito e os valores da empresa. Desde então, o trabalho com a consultoria tornou-se contínuo, com foco em desenvolvimento de lideranças e capacitação.

O processo definiu pilares centrais do DNA da OXY, como a busca por resultados com qualidade, excelência, confiança, pessoas, resiliência e, acima de tudo, felicidade. “Quando recebemos alguém novo, somos claros: queremos que estejas feliz trabalhando aqui”, contou Michelle.

Ela destaca também o cuidado com a saúde mental, hoje acompanhado por uma psicóloga, e o desafio de integrar diferentes gerações de colaboradores. “Temos profissionais de 20 a 60 anos, todos engajados e valorizados”, afirmou.

Reconhecida recentemente com a certificação GPTW, a OXY credita o resultado ao ambiente que constrói todos os dias. “O que retém os bons profissionais é o ambiente da empresa. Ainda temos desafios, mas percebemos que as pessoas querem estar conosco. Isso é o que nos faz, verdadeiramente, como empresa.”

Sobre o evento Business Talks

Business Talks é a vertical de conteúdo do escritório Fernandes Machado Business Law, o que inclui painéis, newsletter e uma revista.

Produzida pela agência República – Conteúdo e Estratégia, a revista é um mergulho em temas que realmente importam para o empresariado gaúcho – com uma linguagem acessível, mas profunda.

O evento no Instituto Ling também marcou o lançamento da 2ª edição da revista, que traz na capa um dossiê sobre o diferencial estratégico do capital humano. A reportagem conta com diversas entrevistas, incluindo Michelle Pitrez, head de Pessoas, e Leonardo Scherer, head de marketing da OXY. Você pode conferir a revista na íntegra no site do escritório.

Na foto, da esq. À dir.: Lisandra Ughini, Michelle Pitrez e Leonardo Scherer, da OXY, com Ricardo Lacerda e Leonardo Pujol, sócios da agência República.
Na foto, da esq. à dir.: Michelle Pitrez, Lisandra Ughini e Leonardo Scherer, da OXY, com Ricardo Lacerda e Leonardo Pujol, sócios da agência República.

Você também pode gostar